"The whole purpose of life is to make God a reality."

"Be like the Sun for grace and mercy. Be like the Night to cover other's faults. Be like running Water for generosity. Be like Death for rage and anger. Be like the Earth for modesty. Appear as you are. Be as you appear" ~ Rumi


sábado, 26 de julho de 2008

Um ideal sublime


"Aqueles que quiserem adquirir o conhecimento da Alma, deverão começar agindo segundo o que sempre foi pregado, ou seja, abandonando os caminhos do mal e dedicando-se à procura do bem, à pureza da vida, ao amor pela humanidade e ao esforço contínuo e desinteressado em ser útil, seja onde for que se encontrem pela lei da natureza. O empenho em cumprir todo dever com perfeição, em viver uma vida que deixará o mundo melhor de como foi encontrado, em viver de maneira nobre, abnegada e pura, são condições impostas àqueles que quiserem encontrar o Caminho."
...

"O cristão possui o mesmo ideal em relação a seu Cristo, o budista, o mesmo ideal em relação a seu Buda. Todas as crenças possuem o mesmo ideal em relação ao Homem a quem consideram Divino. E nós somos testemunho de todas as religiões, afirmando que suas crenças são verdadeiras, que seus mestres são uma realidade, pois o mestre constitui a concretização do ideal que exaltamos. Estes Mestres Divinos são uma inspiração diária. Só podemos entrar em contato com eles na medida em que lutamos por purificar-nos. Só podemos aprender mais na medida em que exercitamos aquilo que eles ensinaram."
...

"Não há dúvida de que os homens convertem-se naquilo que adoram e naquilo que pensam. Este ideal do Homem Divino encerra em si a esperança do futuro da raça humana... Assim, o sublime ideal de aspiração passará a ser o Amigo e o Mestre a quem poderão entregar suas vidas."

(Annie Besant, "Os Mestres")

*****

Nenhum comentário: